O aleitamento materno tem sido apontado como fator protetor para a obesidade infantil em muitos estudos.
Uma revisão sistemática investigou a associação entre amamentação e obesidade infantil, num total de 25 estudos, com 226.508 indivíduos, entre a população de 12 países.
Risco de obesidade reduzido
O risco de obesidade infantil foi menor em crianças amamentadas em 22% em comparação com aquelas que nunca foram amamentadas.
Crianças amamentadas por ≥ 7 meses tiveram significativamente menos probabilidade de serem obesas, enquanto a amamentação por <3 meses forneceu um efeito protetor menor para a obesidade infantil.
Nutrição e alta performance
Crianças e adultos que foram amamentados também têm taxas mais baixas de DM2, HAS e pontuações mais altas em testes de inteligência do que pessoas que foram alimentadas com fórmula.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esta meta-análise mostra que o aleitamento materno é um fator protetor da adiposidade. Primeiro, o leite materno fornece uma quantidade moderada de calorias e nutrientes adequados para o bebê, como açúcar, água, proteína e gordura.
Associação à adiposidade⠀⠀⠀⠀⠀
Em contraste, a alimentação com fórmula fornece níveis mais altos de gordura e proteína do que as necessidades do bebê e uma maior ingestão de proteína e gordura na primeira infância tem sido associada à adiposidade.
Incentivo a amamentação
Além disso, o leite materno contém substâncias bioativas, leptina e grelina, que podem influenciar a proliferação e diferenciação dos adipócitos do bebê.⠀⠀⠀⠀⠀
Sabemos que muitos fatores afetam a prevalência e duração da amamentação, entre eles, doenças da mama, produção inadequada de leite materno, conhecimento inadequado sobre amamentação, falta de apoio familiar e social e falta de orientação e incentivo dos profissionais de saúde.
LEIA TAMBÉM: Leite materno e sistema imune
Olha a importância dos profissionais da saúde educar, incentivar e apoiar o aleitamento materno. Você que atende o público materno infantil, compartilhe sua experiência no incentivo à amamentação!
Encontre um profissional indicado pela Faculdade Saúde Avançada
As pessoas precisam de profissionais que olhem seus exames pelo valor de referência. Precisam encontrar o profissional que saiba interpretar. Verifique através do mapeamento da Faculdade Saúde Avançada (FSA) onde este especialista está.
>>