A prevalência do câncer de mama é alta em países com predominância dos industrializados, onde o leite de vaca e o consumo de laticínios são os principais componentes da dieta.
Estudos epidemiológicos e pato bioquímicos recentes apontam a sinalização molecular do leite de vaca como um fator de risco crítico na patogênese do câncer de mama (BCa) associado ao receptor de estrogênio α-positivo (ER +).
Entenda essa relação
O leite não é um alimento dietético simples, mas um sistema endócrino promotor do crescimento que aumenta a síntese do fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1), sinalizadores de insulina, de estrogênio e os promotores hormonais interativos de BCa.
O IGF1 ativa o alvo mecanístico da quinase sensível ao fator de crescimento e nutrientes do complexo rapamicina 1 (mTORC1) que emergiu como um nó crítico na sinalização estrogênica em células BCa.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O consumo de leite de vaca também aumenta os níveis de hormônio do crescimento (GH) em crianças e os níveis máximos de GH em adultos, bem como os níveis circulantes de IGF-1 em crianças e adultos.
Acredita-se que o eixo GH/IGF-1 pode desempenhar um papel importante na regulação do número de células-tronco da mama durante uma janela de desenvolvimento pré-natal.⠀⠀⠀⠀⠀
O leite de vaca também já foi relacionado com idade precoce da menarca, o que pode aumentar a suscetibilidade à carcinogênese mamária durante a pré-puberdade e a puberdade.
Outros fatores
Outros potenciais componentes oncogênicos do leite comercial incluem microRNAs exossomas, carne bovina e fatores do leite, aflatoxinas, bisfenol A, pesticidas e micro e nano plásticos.
Há necessidade de mais estudos, com mais detalhamento sobre o processamento do leite e os períodos vulneráveis da carcinogênese da mama, mas baseado nas atuais evidências as orientações dietéticas sobre o consumo de leite possivelmente precisam ser reconsideradas.
LEIA TAMBÉM: Capsaicina na supressão do câncer
Qual sua opinião? Compartilha conosco nos comentários!
Encontre um profissional indicado pela Faculdade Saúde Avançada
As pessoas precisam de profissionais que olhem seus exames pelo valor de referência. Precisam encontrar o profissional que saiba interpretar. Verifique através do mapeamento da Faculdade Saúde Avançada (FSA) onde este especialista está.
>>