Ângulo de fase (PhA) e obesidade

A obesidade é uma doença crônica que é caracterizada pelo acúmulo anormal ou excessivo de gordura no corpo, segundo definição da Organização Mundial de Saúde. Relacionada ao aumento de risco para outras doenças, o número de pessoas que apresentam excesso de peso no Brasil apresenta-se como crescente e preocupante.

O Ângulo de Fase (PhA) como indicador da saúde

Evidências demonstram que Ângulo de fase (PhA) é um bom indicador de saúde, pois mede a integridade das células, portanto, sua funcionalidade.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O PhA tem sido estudado como um marcador prognóstico em condições clínicas com no    desenvolvimento de doenças crônicas como DM, dislipidemia e DCVs.

O PhA de indivíduos saudáveis pode variar entre 6º e 7º com possível valor de corte em 6,96º; em atletas pode atingir valor >8,5°. Valores altos relatados podem exceder 8°, enquanto valores <6° refletem um mau prognóstico clínico.

O papel do Ângulo de Fase (PhA) na em situação de obesidade

A obesidade está frequentemente associada a doenças metabólicas, hepáticas, cardiovasculares e renais que introduzem variações nos valores de PhA, em relação à multimorbidade e ao grau de gravidade dessas doenças.

Uma análise adequada da composição corporal é importante para determinar a massa gorda basal e a massa isenta de gordura no tratamento da obesidade. PhA é uma variável de impedância bioelétrica que reflete estado de hidratação e massa celular, é um biomarcador exclusivo que discrimina o ECW expandido no tecido adiposo.

Como uma ferramenta de triagem, os valores de PhA variam amplamente em indivíduos com sobrepeso e obesos, mas um baixo valor de PhA é comum em comparação com adultos saudáveis do mesmo sexo.

A massa livre de gordura, massa muscular e ECW/ICW alterados são os principais fatores que afetam a PhA em obesos. O PhA também tem sido relacionado à força muscular, sendo maior em atletas e menor em obesos sarcopênicos.

O uso do PhA na avaliação da saúde diante o sobrepeso e perda de peso

A integridade da membrana celular e a abundância de massa magra coincidem com a saúde e sua recuperação e conservação constituem o objetivo maior em todas as terapias, principalmente na obesidade.

Assim, o PhA pode ser usado como marcador de saúde celular durante as fases de perda de peso para monitorar a eficácia da intervenção e a preservação da massa livre de gordura. 

Você já tinha conhecimento desse indicador? Comente a respeito da utilização dele em casos como os que apresentamos no artigo!

LEIA TAMBÉM: Efeito de bactérias lácticas na saúde e tratamento da obesidade


Encontre um profissional indicado pela Faculdade Saúde Avançada

As pessoas precisam de profissionais que olhem seus exames pelo valor de referência. Precisam encontrar o profissional que saiba interpretar. Verifique através do mapeamento da Faculdade Saúde Avançada (FSA) onde este especialista está.

CLIQUE AQUI

>>

Acompanhe também: