Como os inseticidas podem impactar a fertilidade feminina

Herbicidas à base de glifosato (GBHs) são os pesticidas mais amplamente aplicados no mundo. O que pouco se sabe é sobre o quão perigoso estes podem ser para a fertilidade feminina.

Atualmente existem níveis alarmantes de sua contaminação em diferentes matrizes ambientais, como águas superficiais, subterrâneas, solo, poeira e ar.

Essa contaminação ambiental e alimentar pelo glifosato tem levantado preocupações sobre os efeitos na saúde de seres humanos e organismos não-alvo devido à potencial exposição crônica.

Estudos in vitro e in vivo⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os estudos in vitro e in vivo mostraram que o glifosato e GBHs exibem propriedades semelhantes ao estrogênio. Evidências crescentes indicam que eles podem interromper a função endócrina normal, com consequências adversas para a saúde reprodutiva.

Os efeitos observados incluem desequilíbrio hormonal, proliferação/alterações do índice mitótico, desregulação de proteínas e genes envolvidos em vias endócrinas, estresse oxidativo, bem como disrupção epigenética, como alteração nos níveis de metilação do DNA e/ou modificações pós-tradução de histonas.

É importante ressaltar que mudanças epigenéticas se mostraram envolvidas em diversos processos patológicos, como o desenvolvimento de câncer e doenças neurodegenerativas.

Impactos comprovados para o sistema reprodutivo⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Também foi demonstrado que o  GBH diminuiu a atividade da aromatase citocromo P450, que converte androgênios em estrogênio, com potenciais consequências negativas para o sistema reprodutivo.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Uma questão de particular preocupação em relação ao glifosato e GBHs é o efeito na prole e nas gerações subsequentes, tanto em animais quanto em humanos.  Segundo dados atuais, a exposição pré e pós-natal precoce ao glifosato pode levar ao comprometimento do desempenho cognitivo e das funções comportamentais.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Muita atenção deve ser dada à saúde das mulheres antes da concepção e durante a gravidez,  especialmente aquelas que podem estar expostas ocupacionalmente a níveis mais elevados do que a população em geral.  

LEIA TAMBÉM: Suplemento para a infertilidade

Você está atento a estas condições em relação ao tratamento das suas pacientes?


Encontre um profissional indicado pela Faculdade Saúde Avançada

As pessoas precisam de profissionais que olhem seus exames pelo valor de referência. Precisam encontrar o profissional que saiba interpretar. Verifique através do mapeamento da Faculdade Saúde Avançada (FSA) onde este especialista está.

CLIQUE AQUI

>>

Acompanhe também: