Deficiência de ferro pode estar relacionada à doença autoimune da tireoide

A doença autoimune da tireoide (AITD) é a doença autoimune mais prevalente em todo o mundo, sendo a principal causa de hipotireoidismo em áreas com suficiência de iodo. No entanto, um fator muitas vezes subestimado e crucial para o entendimento dessa condição é a falta de ferro.

O papel do ferro na TPO

Um artigo recente, publicado na revista Nutrients, revelou uma correlação intrigante: a incidência de AITD aumenta proporcionalmente à gravidade da deficiência de ferro. O ferro desempenha um papel fundamental na atividade da Tireoperoxidase (TPO), a principal enzima na produção de hormônios tireoidianos.

Quando há deficiência de ferro, a atividade da TPO pode ser comprometida, desencadeando processos inflamatórios na glândula tireoide, entre eles o desenvolvimento de anticorpos tireoidianos.

Insuficiência de ferro, imunidade e alterações no DNA

A falta de ferro não apenas afeta a produção de hormônios tireoidianos, mas também influencia as reações imunes do corpo. A quebra da tolerância imunológica, a disfunção dos linfócitos T e a resposta humoral distorcida podem ser resultados diretos da deficiência de ferro.

Estudos conduzidos em animais indicaram que a falta de ferro aumentou a sensibilidade aos efeitos tóxicos de metais pesados, como cádmio e manganês. Por sua vez, esses metais pesados podem perturbar a função da tireoide. Isso gera o agravamento dos efeitos da deficiência de ferro.

Além disso, a deficiência de ferro pode desencadear mecanismos complexos, incluindo alterações epigenéticas no DNA humano. Pesquisas em animais mostraram que a carência de ferro está ligada a mudanças no genoma com potencial para promover o desenvolvimento da AITD. 

A importância do ferro no dia a dia

Apesar da evidência crescente, estudos apontam que o papel do ferro ainda é subestimado no trato de pacientes com AITD. Por isso, é crucial questionar: estamos dando a devida atenção ao status de ferro de nossos pacientes com AITD?

LEIA TAMBÉM: Como a suplementação de ferro afeta a hepcidina

Compartilhe conosco suas experiências e perspectivas sobre a interseção entre a deficiência de ferro e a doença autoimune da tireoide.

Referência:

Szklarz, M.; Gontarz-Nowak, K.; Matuszewski, W.; Bandurska-Stankiewicz, E. “Iron: Not Just a Passive Bystander in AITD”. Nutrients 2022, 14, 4682. https://doi.org/10.3390/nu14214682


Encontre um profissional indicado pela Faculdade Saúde Avançada

As pessoas precisam de profissionais que olhem seus exames pelo valor de referência. Precisam encontrar o profissional que saiba interpretar. Verifique através do mapeamento da Faculdade Saúde Avançada (FSA) onde este especialista está.

CLIQUE AQUI

>>

Acompanhe também: