O efeito da Menaquinona-7 (MK-7) na saúde cardiovascular

O MK-7 é um cofator altamente eficaz na carboxilação de proteínas que transformam um papel importante na prevenção da calcificação arterial. 

Acredita-se que o bloqueio desse sistema através do uso de antagonistas da vitamina K pode aumentar o processo de calcificação.

Mas será que a Menaquinona-7 (MK-7) pode retardar a progressão da calcificação e estenose da válvula aórtica?

A fim de pesquisar tratamento com MK-7 pode de fato retardar a progressão da calcificação e estenose da válvula aórticaum,  temos dados desse primeiro  estudo duplo-cego e multicêntrico, conduzido em 4 hospitais dinamarqueses.

Tirando dúvidas

No estudo, 365 homens com idades entre 65 e 74 anos, com  com escores de calcificação da válvula aórtica ≥300 unidades arbitrárias, foram randomizados para tratamento diário com comprimido de 720 μg MK-7 mais 25 μg de vitamina D ou placebo correspondente por 24 meses.

Verificou-se  que MK-7 mais suplementação de vit. D não teve efeito importante na progressão da calcificação da válvula aórtica conforme avaliado por tomografia computadorizada ou ecocardiografia.

Os resultados e as variantes

A progressão no escore de calcificação da artéria coronária e aórtica não foi significativamente diferente entre pacientes tratados com MK-7 mais vit. D e pacientes recebendo placebo. Também não foram encontradas diferenças no diâmetro aórtico e na densidade mineral óssea e nem houve efeito do tratamento na alteração do pico de velocidade do jato aórtico.

Esses achados negativos podem ser causados pela dose ter sido insuficiente, pelo período de acompanhamento curto, pela falta de potência ou uma combinação destes.

A calcificação da valva aórtica é um processo lentamente progressivo e de grande complexidade, novas pesquisas devem ser conduzidos para estudar o efeito da MK-7 nesse processo.

No entanto, não podemos excluir que pacientes com baixo status de vitamina K possam se beneficiar de mais suplementação. 

LEIA TAMBÉM: Programação e reprogramação cardiovascular

Você costuma avaliar o status dessa vitamina nos seus pacientes? Deixe seu comentário!


Encontre um profissional indicado pela Faculdade Saúde Avançada

As pessoas precisam de profissionais que olhem seus exames pelo valor de referência. Precisam encontrar o profissional que saiba interpretar. Verifique através do mapeamento da Faculdade Saúde Avançada (FSA) onde este especialista está.

CLIQUE AQUI

>>

Acompanhe também: