O poder cardioprotetor do aloe vera

As doenças cardiovasculares e a mortalidade a elas associada estão aumentando em todo o mundo. Dentre as causas, vários fatores de risco corrigíveis, incluindo hiperlipidemia, diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo e uma dieta pouco saudável. As drogas químicas, além de oferecerem efeitos terapêuticos limitados, também podem provocar reações adversas quando em uso prolongado. Sendo assim, o uso de fitoterápicos como tratamento complementar tem se tornado foco de muitos pesquisadores.

Evidências sugerem que o aloe vera gel (AVG) tem vários efeitos benéficos sobre os fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCVs), com destacado poder cardioprotetor.

Aloe Vera Gel

O aloe vera

Aloe vera (L.) Burm.f. é uma planta medicinal perene que pertence à família Liliaceae. A camada mais interna de sua folha contém um gel mucilaginoso transparente, rico em vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas, polissacarídeos, compostos fenólicos e ácidos orgânicos.

Estudos pré-clínicos mostraram várias atividades biológicas do AVG, incluindo efeitos antidiabéticos, hipolipemiantes, antioxidantes, anti-inflamatórios, hepatoprotetores e imunomoduladores.

Efeito cardioprotetor

Vários elementos minerais foram relatados no AVG, incluindo Fe, Zn, Cu e Se, os quais têm um papel importante no metabolismo celular e na função cardiovascular.

Além disso, o AVG contém muitas vitaminas antioxidantes, incluindo vitamina C, E, A, B1, B2, B12, niacina, colina e ácido fólico. As vitaminas B, D e E mostraram vários graus de redução na incidência de DCVs.

De acordo com diferentes estudos em animais, o AVG tem ação anti-inflamatória provavelmente através da inibição da via da ciclooxigenase, da produção de EROS e PGE2 e redução da liberação de IL-8. Além disso, pode influenciar a infiltração de células inflamatórias, inflamação e estresse oxidativo no tecido cardíaco.

Acemannan é considerado o principal polissacarídeo bioativo do AVG, com ação na eliminação de radicais livres em vários experimentos in vitro e in vivo. Também desempenha um papel importante na regulação da glicemia.

A diabetes é um importante fator de risco para o desenvolvimento e a progressão das doenças cardiovasculares. O AVG contém vários compostos fitoesteróis, especialmente Lo e Cy, que mostraram efeito antidiabético a longo prazo.

Independentemente da etiologia da insuficiência cardíaca, a inflamação cardíaca e a fibrose estão entre os mecanismos fisiopatológicos mais importantes. AVG mostrou melhorar os níveis de marcadores de fibrose e angiogênese.

Referência

Sabbaghzadegan, Saeideh & Golsorkhi, Haide & Soltani, Mohammad & Kamalinejad, Mohammad & Bahrami, Mohsen & Kabir, Ali & Dadmehr, Majid. (2021). Potential protective effects of Aloe vera gel on cardiovascular diseases: A mini‐review. Phytotherapy Research. 35. 10.1002/ptr.7219.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Recentes

Ficou com alguma dúvida?

Fale com a gente pelo WhatsApp
(51) 99656.0240