A curcumina tem eficácia benéfica nos escores de função cognitiva em mulheres com TPM e dismenorreia, com melhorias na memória, controle inibitório e atenção seletiva.

Mulheres com TPM e dismenorreia, devido a flutuações de progesterona e estrogênio, experimentam mudanças emocionais, comportamentais e distúrbios de processamento cognitivo, que refletem na saúde psicossocial e na qualidade de vida.
Neste artigo, vamos explorar:
O que é Dismenorréia e TPM
Dismenorréia e a síndrome pré-menstrual (TPM) são condições ginecológicas comuns que podem afetar a capacidade das mulheres de realizar tarefas diárias e também causar um impacto negativo na qualidade de vida.

A dismenorreia é uma condição ginecológica cíclica, definida por dor pélvica e cólicas uterinas durante a menstruação em mulheres com anatomia pélvica normal que afeta até 90% das mulheres.
A TPM é um distúrbio complexo que compreende sintomas físicos e psicológicos afetivos (como alterações de humor, irritabilidade, cansaço, distensão abdominal e mamas sensíveis) que, por definição, ocorrem após a ovulação e os últimos dias da fase lútea devido à alteração dos hormônios ovarianos e persistem por 2–4 dias após o início da menstruação.
Benefícios da Curcumina
A curcumina é o principal composto ativo da cúrcuma (Curcuma longa), uma raiz amplamente utilizada na culinária e na medicina tradicional, especialmente na Ásia.
Reconhecida por suas potentes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, a curcumina tem ganhado destaque na nutrição funcional devido aos seus diversos benefícios para a saúde.
Ela pode ajudar a combater inflamações crônicas, melhorar a saúde cardiovascular, reduzir o risco de doenças neurodegenerativas e auxiliar no alívio de dores articulares.
Além disso, a curcumina pode desempenhar um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico e na proteção contra o estresse oxidativo.
Embora a curcumina seja mais eficaz quando combinada com piperina (encontrada na pimenta preta), o que melhora sua absorção no organismo, seu potencial terapêutico é inegável, tornando-a uma aliada valiosa para a saúde integral.
Eficácia da Curcumina na TPM e Dismenorréia
Em mulheres com TPM, o nível plasmático de alguns neurotransmissores séricos difere de mulheres sem TPM na fase lútea tardia. A curcumina pode atuar modulando a liberação de alguns neurotransmissores.
A curcumina também pode oferecer alguma proteção contra o comprometimento cognitivo por meio da neutralização dos efeitos prejudiciais do estresse oxidativo, bloqueando a peroxidação lipídica e neutralizando os radicais livres reativos de oxigênio e óxido nítrico.
Um estudo randomizado, triplo-cego e controlado por placebo explorou os efeitos do consumo oral de curcumina nas habilidades cognitivas em mulheres jovens que sofrem de TPM e dismenorreia.

Cada uma das 124 mulheres recebeu uma cápsula contendo 500 mg de curcuminoide ou um placebo diariamente, por 10 dias (7 dias antes e até 3 dias após o início do sangramento menstrual) ao longo de 3 ciclos menstruais. 85/5.
Foram observados aumentos significativos nas pontuações para memória, controle inibitório e atenção seletiva, e tarefa de habilidade cognitiva total após curcumina versus grupo placebo.
O estudo conclui que a curcumina tem uma influência benéfica na capacidade cognitiva em mulheres com TPM e dismenorreia e pode ser um meio útil de melhorar a cognição em mulheres jovens aparentemente saudáveis.
LEIA TAMBÉM: Efeitos da cúrcuma na síndrome metabólica
O que também poderia ser expandido para a outra população específica se outros estudos maiores confirmarem efeitos semelhantes em diferentes idades e casos com diferentes espectros de distúrbios neurológicos.
Você sabia dos benefícios da curcumina para a saúde feminina?
Referência:
Encontre um profissional indicado pela Faculdade Saúde Avançada
As pessoas precisam de profissionais que olhem seus exames pelo valor de referência. Precisam encontrar o profissional que saiba interpretar. Verifique através do mapeamento da Faculdade Saúde Avançada (FSA) onde este especialista está.
>>