Chumbo na Infância: Um Vilão Silencioso para o QI?

Níveis de chumbo (Pb) no sangue (BLLs) resultam em perda de pontos de quociente de inteligência (QI) em crianças.

O Pb apresenta várias propriedades sistêmicas e neurotóxicas e é significativamente pior para crianças  em estágios críticos do desenvolvimento da primeira infância (6 a 24 meses de idade).


Neste artigo Iremos explorar:

Chumbo: Um Metal Pesado

Chumbo (Pb) é um metal pesado macio de cor cinza que se bioacumula no corpo humano onde não tem nenhuma função fisiológica necessária ou benéfica conhecida. 

O chumbo apresenta várias propriedades sistêmicas e neurotóxicas (Mayans, 2019), enquanto a toxicidade do chumbo é significativamente pior para crianças e especialmente crianças mais novas em estágios críticos do desenvolvimento da primeira infância.

Como o Chumbo afeta o QI de crianças?

A exposição ao chumbo na primeira infância pode resultar em resultados neuropsicológicos que impactam negativamente a atenção, o comportamento, a cognição, a tomada de decisões, o intelecto, a memória e a saúde mental.

Sua neurotoxicidade em crianças pequenas afeta o cerebelo, o hipocampo e o córtex cerebral pré-frontal e pode acarretar em resultados neuropsicológicos que impactam negativamente a atenção, o comportamento, a cognição, a tomada de decisões, o intelecto, a memória e a saúde mental.   

A maior exposição ao Pb na infância ainda está associada à diminuição do volume cerebral e à menor integridade estrutural do cérebro observada mais tarde na idade adulta.  

O CDC e a Academia Americana de Pediatria (AAP) reconhecem que não há quantidade segura de Pb no sangue em nenhum nível detectável. As diretrizes do CDC designam BLLs ≥5 μg/dL como um BLL elevado. 

BLLs ≥2 μg/dL durante a primeira infância resultam na perda de pontos de QI que só aparecem pela primeira vez mais tarde na escola primária (idades de 5 a 10 anos). Níveis  <3 μg/dL está associado a um maior risco de sintomas semelhantes aos do TDAH em crianças de 4 a 17 anos.     

Uma análise secundária de 1241 crianças com Pb no sangue, medido nas idades de 12 a 24 meses, pela Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição, de 1999 a 2010, apontou perdas alarmantes de pontos de QI na escola primária e ganhos associados ao longo da vida atribuíveis ao Pb no sangue na primeira infância. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Os resultados foram substancialmente piores para bebês negros ou residentes em áreas com maior porcentagem de populações negras.

LEIA TAMBÉM: Influência do chumbo no cérebro

Os dados ressaltam a importância da prevenção primária em relação à exposição infantil ao Pb, mesmo em níveis mais baixos, à nível mundial.

Você já atendeu algum caso de intoxicação por Pb?

Referência:

Mukherjee A, Breselge S, Dimidi E, Marco ML, Cotter PD. Fermented foods and gastrointestinal health: underlying mechanisms. Nat Rev Gastroenterol Hepatol. 2024 Apr;21(4):248-266. doi: 10.1038/s41575-023-00869-x. Epub 2023 Dec 11. PMID: 38081933.

Encontre um profissional indicado pela Faculdade Saúde Avançada

As pessoas precisam de profissionais que olhem seus exames pelo valor de referência. Precisam encontrar o profissional que saiba interpretar. Verifique através do mapeamento da Faculdade Saúde Avançada (FSA) onde este especialista está.

CLIQUE AQUI

>>