Azeite de Oliva e Câncer de Mama, Existe Relação?

Evidências sugerem que o ácido oleico pode ter efeitos potenciais no risco de câncer de mama.

Evidências sugerem que  o ácido oleico pode ter efeitos potenciais no risco de câncer de mama. Os possíveis mecanismos pelos quais  exerce essa influência incluem alterar a expressão genética, inibir o crescimento do tumor, reduzir a inflamação ou promover a diferenciação celular.
Neste artigo, vamos explorar:

Azeite de Oliva

O azeite de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados (MUFA), especialmente ácido oleico, e tem mais de 200 compostos menores.

Alguns deles são altamente bioativos, incluindo compostos fenólicos (álcoois fenólicos, por exemplo, oleuropeína, tirosol e hidroxitirosol.

Câncer de Mama

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos.

Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico e possibilitam melhores resultados estéticos.

Relação entre Azeite de Oliva e Câncer de Mama

Um estudo examinou a associação entre o consumo de azeite de oliva e o risco de câncer de mama em  duas coortes prospectivas de mulheres dos EUA ( o Nurses’ Health Study (NHS) e no Health Professionals Follow-up Study (HPFS). 


O consumo de azeite de oliva durante a vida adulta dessas mulheres  não foi associado ao risco geral de câncer de mama, nem a nenhum subtipo específico. 

Os resultados se alinham com meta-análises de outros estudos prospectivos, que mostram que o consumo de azeite de oliva não está relacionado ao risco de câncer de mama.  

O consumo médio basal de qualquer azeite de oliva foi de 2,5 g/d e 8,9 g/d na categoria mais alta, no entanto o estudo não distinguiu  entre diferentes variedades de azeite de oliva ou mediu com precisão o consumo de  EVOO (azeite extra virgem) onde os conteúdos fenólicos e outros compostos bioativos são encontrados em concentrações mais altas. 

Essa distinção é  importante porque o azeite de oliva refinado tem níveis muito mais baixos de compostos fenólicos do que o EVOO e, portanto, pode ter menos benefícios à saúde, especificamente no risco de câncer de mama.

LEIA TAMBÉM: Prevenção do câncer de mama  

Mais pesquisas são necessárias para delinear a quantidade e o tipo de azeite de oliva e se o efeito potencial está relacionado à composição de seus ácidos graxos ou ao seu conteúdo de compostos fenólicos.

Você já tinha escutado sobre câncer de mama e azeite de oliva?

Referência:

Mukherjee A, Breselge S, Dimidi E, Marco ML, Cotter PD. Fermented foods and gastrointestinal health: underlying mechanisms. Nat Rev Gastroenterol Hepatol. 2024 Apr;21(4):248-266. doi: 10.1038/s41575-023-00869-x. Epub 2023 Dec 11. PMID: 38081933.

Encontre um profissional indicado pela Faculdade Saúde Avançada

As pessoas precisam de profissionais que olhem seus exames pelo valor de referência. Precisam encontrar o profissional que saiba interpretar. Verifique através do mapeamento da Faculdade Saúde Avançada (FSA) onde este especialista está.

CLIQUE AQUI

>>