A berberina em pacientes com Síndrome Metabólica atua como um antiesclerótico, reduzindo os níveis de LDL e testosterona.
A síndrome metabólica é um conjunto de fatores inter-relacionados que aumentam significativamente o risco de desenvolvimento de aterosclerose e diabetes tipo 2 (DM2) e, consequentemente, de distúrbios cardiovasculares.
Neste artigo, vamos explorar:
- O que é Berberina
- Síndrome Metabólica
- Propriedades Antidiabéticas da Berberina
- Berberina em Pacientes com Síndrome Metabólica
O que é Berberina
A berberina é um alcalóide vegetal que possui mecanismos cientificamente determinados de prevenção do desenvolvimento de aterosclerose, diabetes tipo 2 e obesidade, bem como complicações cardiovasculares e câncer.
Contribui positivamente para níveis elevados de glicemia de jejum, pós-prandial e hemoglobina glicosilada, ao mesmo tempo em que diminui a resistência à insulina.
Estimula a glicólise, melhorando a secreção de insulina e inibe a gliconeogênese e a adipogênese no fígado; ao reduzir a resistência à insulina, a berberina também melhora a ovulação.
Síndrome Metabólica
A síndrome metabólica, também chamada de síndrome X, é um conjunto de fatores inter-relacionados que aumentam significativamente o risco de desenvolvimento de aterosclerose e diabetes tipo 2 (DM2) e, consequentemente, de distúrbios cardiovasculares.
O risco de desenvolvimento da síndrome metabólica, e a gravidade do seu curso, podem ser reduzidos pela eliminação de fatores de risco, como dieta inadequada, sedentarismo, estresse, transtornos ansiosos-depressivos, transtornos de personalidade e os vícios comportamentais decorrentes.
Propriedades Antidiabéticas da Berberina
Sua atividade antidiabética é a aplicação terapêutica potencial mais bem estudada da berberina.
Infelizmente, apesar de seus efeitos benéficos e alto perfil de segurança, sua baixa biodisponibilidade ainda é uma limitação em sua aplicação clínica.
A berberina contribuiu positivamente para níveis elevados de glicemia de jejum pós-prandial e hemoglobina glicosilada, ao mesmo tempo que diminui a resistência à insulina.
Berberina em Pacientes com Síndrome Metabólica
A berberina atenua a resistência à insulina e a redução nos níveis de alanina e aspartato transaminase em pacientes com DM2, ela estimula a glicólise aumentando a atividade das glucanases, melhorando a secreção de insulina e inibindo a gliconeogênese e a adipogênese no fígado.
Além disso, aumenta a secreção de insulina nas células das ilhotas aumentando o nível GLP-1.
Estimula também o acúmulo de ácidos biliares, regula a excreção de colesterol e estimula a remoção do colesterol LDL do sangue.
Além do efeito benéfico no perfil lipídico, aumenta o nível de testosterona em homens, o que pode reduzir o risco de desenvolver DCVs.
Uma vez que a implicação da síndrome metabólica é um risco significativamente aumentado de certas neoplasias malignas, as propriedades anticâncer da berberina estão sendo estudadas atualmente de forma muito intensiva.
LEIA TAMBÉM: Benefícios da Berberina
Berberina também demonstrou ser ativa em distúrbios neurodegenerativos.
Enfim, evidências apontam sua eficácia na síndrome metabólica em termos de fatores de risco, seu curso e as consequências da doença. Você suplementa berberina para seus pacientes?
Referência:
Encontre um profissional indicado pela Faculdade Saúde Avançada
As pessoas precisam de profissionais que olhem seus exames pelo valor de referência. Precisam encontrar o profissional que saiba interpretar. Verifique através do mapeamento da Faculdade Saúde Avançada (FSA) onde este especialista está.
>>