Estabilidade e Regulação das Antocianinas

As antocianinas oferecem uma ampla gama de benefícios à saúde humana.

Antocianinas são compostos fenólicos responsáveis por colorir pigmentos em frutas e vegetais e despertam interesse para os setores de bebidas e alimentos como corantes naturais.

O que são Antocianinas

Antocianinas são compostos fenólicos responsáveis por colorir pigmentos em frutas e vegetais e despertam interesse para os setores de bebidas e alimentos como corantes naturais.

Frutas e vegetais são as principais fontes naturais de antocianinas, destacando-se o sabugueiro, o chokeberry, o mirtilo,  framboesa, uvas e romãs.

As antocianinas estão se tornando mais populares devido aos seus benefícios à saúde e cores atraentes. Os consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos naturais que oferecem outros benefícios à saúde, além do valor nutricional.

Portanto, os fabricantes de alimentos estão se concentrando em antocianinas limpas e de alta qualidade.

Estabilidade das Antocianinas

Há uma limitação do uso de antocianinas naturais em indústrias alimentícias devido à sua baixa estabilidade, condições de armazenamento, formulações e perda de cor durante diferentes condições de processamento, resultando em um produto final com sabor, cor e odor desagradáveis.

A estabilidade química da antocianina melhora quando os níveis de glicosilação e acilação aumentam durante a síntese.

Como resultado, as antocianinas aciladas têm um potencial maior para corante alimentar do que as antocianinas não aciladas.

Degradação das Antocianinas

A degradação da antocianina pode ser causada por reações espontâneas, atividade enzimática ou combinação dos dois.

Outros fatores incluem luz, pH, oxigênio, íons metálicos, ácido ascórbico e enzimas que levam à degradação da cor, estrutura e estabilidade da antocianina.

Inserir enzimas metabólicas projetadas para produção de antocianina microbiana em fábricas de células microbianas é uma técnica possível para aumentar a estabilidade da antocianina.Ao introduzir alimentos fermentados de forma gradual na sua alimentação, é possível colher os benefícios sem sobrecarregar o organismo. O consumo excessivo pode causar desconfortos gastrointestinais em algumas pessoas, por isso é importante observar como o corpo reage e ajustar a quantidade conforme necessário.

Produção de Antocianinas

As fábricas de células microbianas são o sistema mais promissor para a maior produção de antocianinas. A fábrica de células microbianas E.coli tem sido considerada a mais adequada.   

Aumentar o conteúdo de antocianina nos alimentos requer a estabilidade das moléculas no lúmen vacuolar, o processo de desbotamento do pigmento e uma melhor compreensão do mecanismo. 

No entanto, microrganismos como E. coli e sistemas de levedura requerem a inserção de genes da via biossintética da antocianina para produzir a antocianina mais simples a partir da fenilalanina.

A engenharia genética e a biologia sintética parecem ser ferramentas promissoras para aumentar as produções de antocianina em plantas e micróbios.

LEIA TAMBÉM: Amora: um poderoso antioxidante

Enfim, a otimização da cultura e os avanços na biotecnologia, como a engenharia multidimensional de genes de vias, podem aumentar o rendimento de antocianinas para fins comerciais e industriais. 

O que você acha da antocianina como corante natural para indústria alimentícia?

Referência:

Mukherjee A, Breselge S, Dimidi E, Marco ML, Cotter PD. Fermented foods and gastrointestinal health: underlying mechanisms. Nat Rev Gastroenterol Hepatol. 2024 Apr;21(4):248-266. doi: 10.1038/s41575-023-00869-x. Epub 2023 Dec 11. PMID: 38081933.

Encontre um profissional indicado pela Faculdade Saúde Avançada

As pessoas precisam de profissionais que olhem seus exames pelo valor de referência. Precisam encontrar o profissional que saiba interpretar. Verifique através do mapeamento da Faculdade Saúde Avançada (FSA) onde este especialista está.

CLIQUE AQUI

>>